segunda-feira, 9 de maio de 2016

I Campanha EBJ de Incentivo à Leitura


Encampe essa ideia!
Essa ideia eu vi no blog Thiagoteca e resolvi aplicar, com algumas alterações aqui na nossa biblioteca (boas ideias devem ser aproveitadas) porque também acredito no poder que os livros têm de mudar vidas e provocar a imaginação e a criatividade. (para acessar a ideia original clique no link acima).
Com essa ação, talvez obtenhamos mais resultado do que temos alcançado em nossos Fóruns de Leitura.
Muitos de nossos alunos, sobretudo os do primeiro turno, têm o hábito de ler, porém não costumam compartilhar os prazeres que a leitura pode proporcionar.
Por não conceber a leitura como um ato solitário, aproveito a ideia para desafiar vocês a compartilharem este hábito emprestando um livro de que você gosta para um amigo, e, com esse ato, incentivar a promoção e dinamização da leitura entre nossos estudantes e assim trazer mais pessoas para esse universo fascinante.



Como participar?
  • Escolha um livro que te ensinou algo importante e tire uma foto com ele;
  • Defina o amigo para o qual vai emprestar o livro;
  • Acesse o grupo bibliotecaebj no facebook (clicando no link - o grupo é público);
  • Poste a foto com a #bibliotecaebj desafiando mais 3 amigos  a fazer o mesmo para continuar a corrente em prol da leitura. Acrescente identificação (nome, série, turma e turno, se for aluno da escola EBJ);
  • Ao fazer a postagem, logo após a foto utilize o texto abaixo fazendo as alterações necessárias:

Fui desafiado(a) a compartilhar um livro para motivar a leitura entre meus colegas com a I Campanha EBJ de Incentivo à Leitura. Um livro que me ensinou algo importante foi (indique o nome do livro) e vou emprestá-lo para o(a) (indique o nome do amigo). Desafio meus colegas (nome do colega 1), (nome do colega 2) e (nome do colega 3), a também compartilhar um livro e a desafiar mais 3 pessoas a entrar nessa corrente.
Identificação: ???
#bibliotecaebj
  • Depois, volte a essa postagem e faça seu comentário sobre o livro, explicitando o que a obra tem de importante para que você a indicasse a um amigo. 

(Obrigatório somente para os alunos da escola. Os demais participantes podem fazê-lo no blog ou no próprio grupo.)


Vai ter sorteio de brindes!*



*Observações:

- O sorteio de brindes é somente para os alunos da escola que concluírem a atividade até o último passo (o comentário no blog);


- Após a conclusão dos passos acima, o aluno que desejar participar do sorteio, não poderá esquecer de colocar sua identificação completa para que possa ser localizado: Nome completo, série, turma e turno.

- Caso você não tenha perfil no facebook, pode participar diretamente na biblioteca. Traga seu texto já adaptado e o livro que vai emprestar (de terça a sexta-feira, das 9h às 12h) que eu mesma postarei sua indicação no grupo.

- Os alunos que não possuírem livros e que tiverem cadastro na biblioteca podem fazer a atividade com os livros do acervo, tomando o cuidado de pedir que o colega zele pelo material recebido e que o devolva dentro do prazo estipulado. Nesse caso, você será o responsável pelo empréstimo e pela devolução.

Esta atividade não tem um tempo predeterminado. A data da culminância será informada em postagem posterior.

Profª Rosália Oliveira.
.........................

MODELO: 1ª postagem com a indicação de leitura feita por mim no grupo bibliotecaebj

Fui desafiada a compartilhar um livro para motivar a leitura entre meus colegas pela I Campanha EBJ de Incentivo à Leitura. Um livro que me ensinou algo importante foi "Deu no Jornal", de Moacyr Scliar e vou emprestá-lo para a Vanessa Gualberto. Desafio meus colegas Raphael Soares, Denis Girotto de Brito e Rui Noel, a também compartilhar um livro e a desafiar mais 3 pessoas a entrar nessa corrente.
Identificação: Professora Rosália Oliveira - mediadora da leitura na biblioteca Profª MES da escola EBJ - 1º turno
#bibliotecaebj


O que este livro tem de importante? Veja nos comentários abaixo e também nos comentários do grupo bibliotecaebj do facebook.

Aqueles que já leram as obras comentadas neste espaço, também podem interagir deixando suas impressões sobre a leitura. Se forem alunos da escola, não deixem de se identificar também para que possam concorrer aos brindes.

 
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx


MINHA SEGUNDA INDICAÇÃO

Agora que comecei, peguei gosto.
Vou compartilhar um livro do meu acervo pessoal para continuar divulgando a I Campanha EBJ de Incentivo à Leitura entre meus colegas. Um livro que me ensinou algo importante foi "Ambrosia", de meu amigo/filho do coração Denis Girotto de Brito. Vou emprestá-lo para Joel Ferreira porque ele se interessou pela obra quando a viu dentro do meu carro. Desafio meus colegas Marcos Chagas, Alexandre Carvalho e Roseane Amorim a também compartilhar um livro de que gostaram e a desafiar mais 3 pessoas a entrar nessa corrente.
Identificação: Professora Rosália Oliveira - mediadora da leitura na biblioteca Profª MES da escola EBJ - 1º turno
‪#‎bibliotecaebj‬

O que este livro tem de importante? Veja nos comentários abaixo e também no grupo do facebook.



2 comentários:

  1. Olá para todos os leitores!
    Vanessa, indiquei este livro para você porque o achei interessante para nossa atividade com o Projeto Resiliência.
    O que de mais importante vi nesta obra, foi a incrível criatividade de Moacyr Scliar em transformar notícias comuns em histórias extraordinárias que trazem muitos ensinamentos sobre diferentes assuntos.
    Acredito que seria muito produtivo se nós pudéssemos trabalhar esta obra com seus alunos do 6º ano para fazermos a primeira roda de leitura na biblioteca.
    Leia e me procure para avaliarmos essa possibilidade.
    (Estou te esperando na biblioteca para pegar o livro)

    ResponderExcluir
  2. Sobre a indicação de AMBROSIA: Sementes líricas de Girotto Brito
    Este livro, apesar de simples, é bem especial para mim por diversos motivos: 1. O fato de ser do Denis Girotto de Brito, professor de Matemática, o torna mais interessante porque nos mostra que a poesia está ao alcance de todos; 2. A singeleza com que os temas são apresentados reafirmam a proposta da coleção "Sementes Líricas"; 3. O trabalho com a expressividade das palavras, não apenas semanticamente, mas também formalmente (estrutura dos textos, fragmentação das palavras, entre outros recursos) são uma atração à parte. Este trabalho com as formas que contribuem com a teia de significações relacionadas aos temas abordados nos poemas da obra foi o que provocou o interesse no meu colega Joel Ferreira, professor de Artes da escola EBJ. Então, o que posso dizer mais? Vale a pena conferir. Leia e depois me diga o que achou, Joel. Boa leitura!

    ResponderExcluir