segunda-feira, 1 de abril de 2019

O Livro Itinerante

Atividade integrante da ação "Eu li, eu recomendo!"

TORERO, José Roberto. Kubno e Velva: Dois alienígenas verdes tentam entender o planeta azul. 1ª ed. Rio de Janeiro: Objetiva, 2012.

      O Livro Itinerante é uma atividade de leitura compartilhada da qual todos os membros da comunidade escolar (EBJ) podem participar, sendo cadastrados na biblioteca ou não.
      É uma estratégia de motivação de leitura e de escrita e parte integrante da ação "Eu li, eu recomendo!" que conta com as atividades: 1. Leitura do Livro Itinerante e registro no Caderno de Experiências de Leitura; 2. Participação no Fórum (atividade opcional) e 3. Sorteio de brindes para os participantes (da leitura e do fórum).
      A ação, na íntegra, foi iniciada em 15/03/2019, de acordo com as etapas abaixo descritas:
- 15/03 - Planejamento da ação;
- 18/03 - Seleção do livro - Kubno e Velva (de José Roberto Torero), preparação da sacolinha azul e informe nas turmas;
- 19/0 - Preparação das páginas de orientações para o Livro Itinerante (LI) e para o Caderno de Experiências de Leitura (CEL)
- 20/03 - Elaboração e confecção da capa do CEL, com a foto do exemplar escolhido;
- 25/03 - Levei o exemplar para casa para finalizar a preparação do mesmo (minha filha foi a primeira a ler e participar da atividade);
- 26/03 - Impressão das páginas de orientação do LI e do CEL, colagem do material no exemplar e no CEL;
- 27/03 - Primeiro relato sobre a leitura (de Roberta Soares) ainda em minha casa e recebimento do exemplar para que eu faça a leitura do mesmo;
- 1º/04 - Término da leitura, registro no CEL, postagem desta atividade no blog e abertura do Fórum de Leitura; (para participar, clique no link)
- 02/04 Entrega do exemplar para a aluna Alana Lopes de Souza (a Leitura do Ano 2018), agora no 7º ano 702;
- 08/04 - Preparação e divulgação do brinde que será sorteado ao final da atividade (este brinde deverá ser afixado em lugar visível na biblioteca para que os alunos possam ser motivados a procurar pela obra para participar da atividade);
- Durante o semestre inteiro - Elaboração de cartazes/lembretes (enquanto durar a atividade) para não deixar o livro parar de circular;
- 27/06 - Retorno do livro à biblioteca e avaliação dos resultados;
- No retorno das férias - Sorteio e premiação do aluno participante sorteado a partir das assinaturas ao final do livro;
- 28/06 - Conclusão da atividade com a avaliação dos resultados após a devolução do exemplar à biblioteca.
                                               AVALIAÇÃO
10 leitores da obra:
- Roberta Soares (de 25 a 27/03)
- Rosália Oliveira (de 27/03 a 03/04)
- Alana de Souza (de 04 a 08/04
- Raquel Siqueira Souza de Paulo (de 08 a 16/04)
- Adrielle Vitória Rodrigues da Costa (de 17 a 22/04)
- Wenda Rafaela A.M. de Lima (de 22 a 29/04)
- Nícolas dos Santos Lima (de 29/04 a 03/05)
- Dandara Corrêa dos Santos (de 03 a 17/05)
- Jennifer Amanda dos Santos (de 17/05 a 04/06)
- Thâmily Trindade Ribeiro (de 04 a 26/06)

       
          De acordo com as orientações descritas no próprio livro, pode-se observar que o período de posse do livro (7 dias) para a leitura não foi observado. Será preciso trabalhar com os estudantes a necessidade de seguir as regras para que a ação seja bem desenvolvida e que atinja uma quantidade maior de leitores no próximo semestre. Também não foi observada a necessidade de os alunos deixarem seu registro no Caderno de Experiências de Leitura, já que, dos 10 leitores, apenas 7 fizeram seus relatos.
          Apesar das falhas nos prazos e relatos, considero a atividade satisfatória na qualidade da produção dos textos registrados no material. Significa que a leitura foi agradável para a maioria e este livro continuará a circular de modo Itinerante até o final do ano, a fim de atingir um número maior de leitores desta obra, sem a necessidade do cadastro do leitor.
          No segundo semestre, a atividade contará com outras obras espalhadas pela escola e se pretende também atingir o público do turno vespertino (ensino fundamental e médio).




Nenhum comentário:

Postar um comentário